fbpx

Faz Acontecer em Missão Humanitária “Olhar por Moçambique”!

A Faz Acontecer juntou-se à Grandvision/MultiOpticas e à Helpo na missão humanitária ‘Olhar por Moçambique’.

No âmbito do Dia Mundial da Visão que se assinalou dia 10 de Outubro, a MultiOpticas, enviou uma equipa para Moçambique, um dos países mais pobres do mundo. Entre os dias 6 e 19 de Outubro foram efetuados mais de 600 rastreios de optometria a crianças moçambicanas em Nampula e na Ilha de Moçambique.

Durante estes dias, e em parceria com a HELPO, foram oferecidos óculos graduados a crianças, jovens, professores e famílias que deles necessitem. De junho a agosto, as lojas MultiOpticas recolheram junto dos seus clientes e visitantes armações e óculos usados que classificou, limpou e arranjou, dando-lhes agora uma nova vida. Por cada óculo recolhido, a MultiOpticas oferece mais um nesta Missão “Olhar por Moçambique” que culmina na ida ao país.

A Universidade de Lúrio, instituição de ensino superior pública, beneficiou, também, da oferta de 4 máquinas de apoio ao seu curso de optometria e de 2 estágios em Portugal para 2 dos seus melhores alunos, já em janeiro.

Nesta Missão participou também a equipa Faz Acontecer onde André Leonardo leccionou palestras na universidade de Lúrio com o objetivo de inspirar e capacitar os seus alunos e docentes a fazerem acontecer.

“Foi fantástico participar nesta missão humanitária ‘Olhar por Moçambique’ levada a cabo pela GrandVision / MultiOpticas! Nestes contextos acredito que mais do que dar o peixe é importante ensinar a pescar. Tão importante como efetuar os rastreios e doar óculos é capacitar os jovens locais que estão a estudar para serem optometristas a darem o passo para que, no futuro, possam também eles fazer acontecer projetos sustentáveis e que olhem pelas suas gentes”, André Leonardo.

About the author